A responsabilidade é algo que deve ser ensinado desde cedo. É um erro pensarmos que o único compromisso da criança ou do adolescente é estudar. Afinal, quem na vida é responsável apenas por uma única coisa? Portanto, antes mesmo da vida escolar, os pais podem começar a dar noções de responsabilidade para a criança. A responsabilidade deve ser inserida de forma gradativa, começando com as pequenas coisas e aumentando na medida em que a criança cresce.

Uma das primeiras responsabilidades é o autocuidado. Calçar um sapato, lavar as mãos, guardar os brinquedos, se enxugar no banheiro e assim por diante. Depois, a criança pode ajudar nas tarefas de casa, como regar uma planta, dar comida para o animal de estimação etc. Ou seja, cuidar de si, cuidar do outro, do ambiente, dos objetos e assim por diante. Isso contribui substancialmente para o aprendizado da responsabilidade.

Mas, e a escola?

Escola. Este é o momento perfeito para falar sobre responsabilidade. Ficar responsável pelo horário de acordar é uma atribuição mais complexa, que pode ser dada a partir dos 11 anos. Nesta idade, também é possível incentivar que a criança ou pré-adolescente já faça seu próprio lanche, por exemplo.

Material escolar. Essa é uma outra responsabilidade importante. Os pais podem etiquetar o material, mas a criança precisa ter o comprometimento de manter os livros, cadernos e demais objetos em ordem, limpos e organizados. As crianças são distraídas por natureza, mas a partir dos oito ou nove anos, é necessário exigir um maior cuidado com o material escolar, evitando danos, extravios ou até mesmo esquecimentos.

Todavia, não é recomendado dar presentes ou outro tipo de recompensa quando a criança passa de ano ou tira notas boas. O correto é reforçar de forma positiva, valorizando, sim, o esforço com os estudos, mas sem associar isso a presentes, viagens etc. Não é novidade que as crianças copiam os comportamentos dos pais, principalmente. Então, não adianta cobrar aquilo que você não faz. Os pais precisam dar o exemplo.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/como-ensinar-as-criancas-a-serem-responsaveis/

Bicho Papão
About the Author

Artigos relacionados

Antes dos três anos, o interesse da criança é mais voltado para os brinquedos e objetos do que...

Fim de férias costuma ser um período estressante para os pais. Não bastassem os gastos extras com...

00Ensinar as crianças desde bebês não traz nenhuma consequência negativa para o desenvolvimento da...

Leave a Reply