Não dá para fugir da tentação de interagir com telas em torno da casa. Elas estão em toda parte; nas cozinhas, nas salas de estar, nas salas de televisão e até mesmo em nossos banheiros e camas. Com a conveniência de programas de streaming como Netflix e YouTube e a portabilidade e acessibilidade de iPads, smartphones e smart TVs, estamos constantemente inundados com imagens, sons e uma série de distrações multimídia.
Para os pais, o tempo de tela é muitas vezes uma distração bem-vinda, permitindo que eles façam coisas que seriam incapazes de fazer com crianças pequenas. A tela do celular é, às vezes, uma pausa necessária. Muitos pais admitem a utilização da TV ou de um iPad como uma “babá temporária” ao fazer o jantar, a limpeza ou enquanto respondem e-mails.
Como podemos evitar os efeitos prejudiciais da TV e do tempo na tela?
– Qualidade ao invés da quantidade – em vez de permitir que o seu filho apenas se sente e assista a tudo o que está na TV, selecione cuidadosamente um programa adequado à idade dele.
– Tempo marcado é fundamental – defina limites de tempo e siga-os. Use um temporizador para gerenciar as expectativas das crianças em relação ao que estão assistindo e informá-las quanto tempo falta para desligar a TV.
– TV como companheira, fazendo barulho – evite que a TV fique ligada o tempo todo. Em vez disso, coloque uma música apropriada e permita que as crianças se envolvam e se concentrem em uma atividade específica, quer você esteja envolvido ou não.
– Torne a TV um evento familiar – se você puder, sente-se e desfrute de algum tempo de tela com seus filhos. Envolva-se com eles, faça perguntas e estimule as habilidades de pensamento crítico enquanto assistem TV juntos.
http://guiadobebe.uol.com.br/criancas-vs-tv-menos-e-melhor/

Bicho Papão
About the Author

Artigos relacionados

Fim de férias costuma ser um período estressante para os pais. Não bastassem os gastos extras com...

00Ensinar as crianças desde bebês não traz nenhuma consequência negativa para o desenvolvimento da...

Há dois tipos de gêmeos: idênticos e fraternos. Os gêmeos idênticos são gerados a partir de um...

Leave a Reply