Não dá para fugir da tentação de interagir com telas em torno da casa. Elas estão em toda parte; nas cozinhas, nas salas de estar, nas salas de televisão e até mesmo em nossos banheiros e camas. Com a conveniência de programas de streaming como Netflix e YouTube e a portabilidade e acessibilidade de iPads, smartphones e smart TVs, estamos constantemente inundados com imagens, sons e uma série de distrações multimídia.
Para os pais, o tempo de tela é muitas vezes uma distração bem-vinda, permitindo que eles façam coisas que seriam incapazes de fazer com crianças pequenas. A tela do celular é, às vezes, uma pausa necessária. Muitos pais admitem a utilização da TV ou de um iPad como uma “babá temporária” ao fazer o jantar, a limpeza ou enquanto respondem e-mails.
Como podemos evitar os efeitos prejudiciais da TV e do tempo na tela?
– Qualidade ao invés da quantidade – em vez de permitir que o seu filho apenas se sente e assista a tudo o que está na TV, selecione cuidadosamente um programa adequado à idade dele.
– Tempo marcado é fundamental – defina limites de tempo e siga-os. Use um temporizador para gerenciar as expectativas das crianças em relação ao que estão assistindo e informá-las quanto tempo falta para desligar a TV.
– TV como companheira, fazendo barulho – evite que a TV fique ligada o tempo todo. Em vez disso, coloque uma música apropriada e permita que as crianças se envolvam e se concentrem em uma atividade específica, quer você esteja envolvido ou não.
– Torne a TV um evento familiar – se você puder, sente-se e desfrute de algum tempo de tela com seus filhos. Envolva-se com eles, faça perguntas e estimule as habilidades de pensamento crítico enquanto assistem TV juntos.
http://guiadobebe.uol.com.br/criancas-vs-tv-menos-e-melhor/

Bicho Papão
About the Author

Artigos relacionados

A chupeta é um objeto transicional que permite ao bebê realizar esse movimento quando não está...

Acidentes são comuns durante a infância, portanto os pais devem estar sempre preparados para agir...

Seu filho dificilmente resiste a um chocolate? Ele pode ser pequeno, mas não é bobo, pois nós...

Leave a Reply